segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Diario de Pernambuco

Tributo à banda de metal portuguesa Moonspell será lançado nesta sexta-feiraDisponível para download gratuito, homenagem conta com quatro bandas pernambucanas

Publicação: 30/10/2014 06:00 Atualização: 30/10/2014 12:13

Bandas Inner Demons Rise e Hate Embrace participam do tributo. Crédito: Divulgação
Bandas Inner Demons Rise e Hate Embrace participam do tributo. Crédito: Divulgação

Um dos precursores do metal gótico e um dos maiores expoentes do dark metal, os portugueses do Moonspell são uma das bandas mais influentes da geração noventista do metal mundial. Não por acaso, 18 bandas brasileiras, sendo quatro de Pernambuco, se reuniram para homenagear os músicos lusitanos no tributo Em nome do medo. Nada mais apropriado do que o lançamento da coletânea ocorrer nesta sexta-feira, dia das bruxas, quando os mundos dos mortos se encontra com o dos vivos. O material ainda está disponível para download gratuito através do link.

O designer e músico Alcides Burn, além de coproduzir a coletânea com o jornalista Emanuel Leite Jr., participa da homenagem com  duas bandas. A pernambucana Inner Demons Rise e o projeto com o músico baiano Danilo Coimbra (da Malefactor, que também faz parte do tributo). Com a Inner Demons, Alcides gravou a faixa Finisterra. “Tem tudo a ver com a nossa banda”, disse. Já a Burn in Pain fez uma versão com pegada mais industrial da faixa-titulo da coletânea. “Em nome do medo é uma música forte, pesada e cuja letra é bastante carregada, que expressa um dos sentimentos mais fortes da humanidade, o medo.”

No seguimento da proposta de seu mais recente álbum, Sertão Saga, a Hate Embrace ousou ao colocar elementos da música pernambucana em sua versão de The Southern Deathstyle. “O Moonspell, assim como nós, agrega ao seu som influências que vão além do metal. A música que escolhemos é bem rica percussivamente. O que nos levou a acrescentar a percussão característica de nossa região, a batida do maracatu, sem abrir mão da agressividade e peso, que caracteriza a banda”, explicou o baterista e vocalista Ricardo Necrogod.

Com 21 anos de carreira - quase o mesmo tempo de existência do Moonspell -, e seis álbuns lançados, o Malkuth é um dos maiores nomes do black metal nacional. Não por acaso, a música escolhida por eles foi uma que remete ao início do grupo português, quando ainda flertavam com o black metal. “O Moonspell foi uma das primeiras bandas de metal que escutamos na década de 1990, ainda quando eles se chamavam Morbid God”, recordou o guitarrista Sir Ashtaroth. “Gravamos, então, a faixa Tenebrarum Oratorium (Andamento I), uma versão nostálgica em honra aos nossos primórdios”, encerrou.

União Brasil-Portugal
A Heavy and Loud Press e Burn Productions, organizadores do tributo, escolheram o título Em nome do medo como um estreitar dos laços que unem os dois países de língua portuguesa. Em nome do medo é uma faixa do álbum Alpha Noir, é uma música em que o Moonspell canta inteiramente em português. Medo, a manifestação de nossos instintos de sobrevivência, que nos torna mais alertas, porém, ao mesmo tempo, permite que sejamos explorados, na medida em que somos amedrontados a aceitar medidas que contrariem o bem estar social.

A capa, de autoria de Alcides Burn, apresenta duas espécies de lobo: guará e ibérico. “O Moonspell sempre abordou a temática soturna do homem-lobo, criando uma ligação lírica com o universo dos lobos. Seus fãs de todo o mundo se identificam como parte de uma grande matilha. No Brasil, temos o lobo guará. Em Portugal, eles têm o lobo ibérico. Os dois lobos, juntos, representam essa relação estreita, este sentimento de união além fronteiras. A união promovida pela música”, explicou Emanuel Leite Jr., jornalista do Diario e coidealizador do tributo.

Confira, abaixo, o tracklist:


Crédito: A brazilian tribute to Moonspell
Crédito: A brazilian tribute to Moonspell
...Em Nome do Medo… - a brazilian tribute to Moonspell
01.  Malkuth – Tenebrarum Oratorium
02. Capricornian - Opus Diabolicum
03. Patria - Wolfshade
04. Soturnus - Of Dream and Drama
05. Malefactor – Alma Mater
06. As Dramatic Homage - Full Moon Madness
07. Silent Cry - Opium
08. HellLight - Ruin & Misery
09. Ravenland - Magdalene
10. Veuliah - In and Above Men
11. Alex Voorhees - From Lowering Skies
12. Apocalyptichaos - Everything Invaded
13. Hate Embrance - The Southern Deathstyle
14. Inner Demons Rise – Finisterra
15. Kataphero - Once it Was Ours
16. Obskure - Night Eternal
17. Raiser - Lickanthrope

18. Burn In Pain - Em Nome do Medo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário